3 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES ODONTOLÓGICOS

Ricardo A Queiroz – DrChannel

Que todo mundo precisa de um dentista é um fato! Mas não espere que os pacientes apareçam de forma automática sem nenhuma atitude de sua parte. Como em qualquer comércio, em qualquer área, para crescer, é preciso ser visto, ser conhecido. O cliente precisa te encontrar.

Se você quer sua agenda com mais pacientes, precisa ser proativo. Mas não se preocupe, você não precisa investir muito dinheiro, nem mesmo muito tempo com as estratégias comprovadas para atrair novos clientes.

AUMENTE SUA CLIENTELA COM UM PROGRAMA DE INDICAÇÃO PROATIVO

Muitos dentistas confiam no famoso Boca a Boca, e com boas razões. Referências são uma das melhores maneiras de adquirir novos clientes com baixo custo, e vamos concordar que se um cliente chega por indicação de outro que atesta sua excelência e satisfação, você praticamente já pode contar a adesão do novo cliente pois será muito mais fácil.

Isso todo mundo sabe e seria ótimo se fosse simples assim. Mas o que fazer para que isso funcione?

A verdade é que você imagina que os clientes satisfeitos vão automaticamente te indicar, mas embora eles pudessem realmente estar fazendo isso, em média, apenas 3 em cada 10 realmente o fazem.

Mas nem sempre por que não querem, simplesmente por esquecerem ou por não saberem que isso é importante para você.

Dica 1: Eles precisam ser lembrados, e isso é simples. Sua equipe ou secretária devem sempre dizer ao cliente o quanto a indicação dele para família, parentes e amigos é muito importante para vocês. Apesar de toda tecnologia atual, tenha sempre cartões. Entregue a seus clientes 2 ou 3, e peça indicações. Isso pode ser feito ao final de cada consulta até mesmo por sua atendente. Procure fazer isso de forma natural e durante uma conversa.

Incentive sua equipe a criar programas internos de benefícios. Por exemplo: um de nossos clientes realizou uma competição entre sua equipe e quem trouxesse mais clientes em determinado período, ganharia o prêmio. Essa estratégia foi tão bem abraçada pela equipe que os clientes mais que dobraram.

Nenhuma prática odontológica pode prosperar sem referências, sozinho. Se você realmente quiser crescer, precisa abraçar o marketing interno.

ESTEJA VISÍVEL PARA OS PACIENTES EM POTENCIAL, TENHA UMA SÓLIDA REPUTAÇÃO ONLINE

E sua reputação e visibilidade online, como estão?

Se você estava pensando que vou falar sobre INSTAGRAM ou FACEBOOK, você se enganou.

Você já percebeu que quando fazemos uma pesquisa no Google, cada vez mais, oque primeiro aparece no celular, ou do lado esquerdo do monitor quando estamos no computador é um mapa indicando os locais mais próximos? E essa pesquisa é priorizada principalmente em celulares. Isso faz com que as pessoas encontrem o negócio que estão procurando mais facilmente.

Então, quando o paciente busca por um dentista, o mapa indica os consultórios, clínicas ou profissionais mais próximos, e o mais importante, com as melhores referências!

Estar entre essas referências é extremamente valioso. Mas, se você não está cadastrado e não tem comentários, provavelmente você ainda não aparece entre as opções. Ninguém vai escolher um Dentista sem comentários se há outro com várias opiniões positivas. Então peça a seus pacientes que comentem sobre seu trabalho.

Cadastre sua clínica no Google Business e crie um perfil gratuito.

Estar visível e com boas qualificações, são dois passos simples para dar um grande impulso a atração de novos clientes.

MANTENHA SEUS CLIENTES SEMPRE POR PERTO LEMBRANDO QUE VOCÊ EXISTE

Oriente sua equipe para entrar sempre em contato com seus clientes e de forma individual.

Sua secretária pode sempre enviar uma mensagem ou ligar de tempos em tempos predeterminados para saber se está tudo bem, para contar alguma notícia ou novidade da clínica, ou até mesmo para dizer que como ainda não está na época de retorno, o Dr ou a Dra pediu para ligar e apenas deixar um abraço para ela e a família! As pessoas gostam de ser lembradas, mas tem que ser uma ligação verdadeira, natural e sem segundas intenções.

Então é isso!! Agora é sua hora de colocar em prática essas 3 formas simples e infalíveis de atrair e manter clientes!

Um grande abraço, Ricardo Queiroz